domingo, 27 de março de 2011

Entenda meu pensamento


Essa semana resolvi abordar dois assuntos. Além de falar dos acontecimentos da semana, também resolvi explicar sobre o porquê que vou sem agencia, e acho que é até algo importante, e que serve a todos que estão atrás de seus sonhos ou para aqueles que querem realizar seus desejos.

Sobre Agencia
A menina da agencia disse que está tudo certo, mas que o Application tem que ser preenchido no novo modelo e a carta manuscrita tem que ser feita em folha sulfite e enfeitada.

Sobre Visto
Preenchi o DS-160, paguei o visto, e imprimi os comprovantes, agora é esperar e levar minha documentação no dia.

Sobre Minha vida
Desisti a muito de procurar um trabalho e cancelei o curso de Inglês que fazia. Na realidade eu até queria fazer, mas eles me disseram que não tem como eu estudar e só pagar por um mês de estudo, disseram que eu tenho que pagar pelo curso todo (o semestre) caso eu queira fazê-lo. Conversei com o coordenador, mas mesmo assim nada, ou pago o semestre ou não faço e como não vou pagar seis messes para usufruir apenas umas semanas (caso eu consiga o visto) então desencanei.

Sobre a Família
Pediu desculpas pela milésima vez que marcamos de conversar e ela me dá o cano (na realidade foram umas 4 se me lembro bem). Disse que é melhor só conversarmos caso eu consiga o Visto porque se não, não faz o menor sentido e disse que caso eu obtenha o Visto ela precisará de alguém por volta do dia 24 de Abril, então terei menos de um mês. Agora, se eu não conseguir o Visto??? Bem, fudeu...uauhaahuahu... Mas to confiante.


Entenda meu pensamento
(clique nas imagens para amplia-las e le-las)

Todo mundo, inclusive eu, achava a idéia de aceitar a proposta da família um absurdo, e Por quê???
Por causa da proposta da família em si como também por eu estar pensando em ir sem agencia, e por causa disso eu estaria cometendo uma loucura, e correndo um grande risco e blablablabla!!!
Entretanto eis os motivos que me fizeram mudar de idéia:

1) Concordo quanto a família ser ou não confiável, sobre isso, sem problema nenhum, tenho informações o suficiente para não desconfiar, alias duvido que a família saiba que eu sei tanto sobre ela. Então confiança há!!! E duvido que eu consiga ter com alguma outra família sem agencia a mesma confiança que tenho com ela. Pelo menos sei que não é nenhuma louca, agora se ela falará a verdade sobre sua família ou não é um risco que até Au Pair com agencia corre.
2) Não tendo alguns benefícios que deveriam ser pagos pela host family aparentemente pode parecer horrível, mas não é (pelo menos para mim). Caso ela me pague alguma coisa (como por exemplo, as passagens aéreas) eu criaria com ela um compromisso de ficar na casa, ou então eu teria que devolver os benefícios, o que dificultaria muita para mim. Sem esse vinculo, caso eu não goste da família, me sinta mal tratado, ou explorado, em fim qualquer atitude ofensiva ou que me faça ter uma estádia desagradável, nada me impedi de pegar as malas e simplesmente sair. Caso o contrário, pela minha índole eu não conseguiria fugir sem deixar de pagar e mesmo se o fizesse poderia ter problemas futuros.
A minha idéia é: Se eu for sem agencia, sei que estarei indo para uma família que a principio parece ser legal e que tenho confiança, estando lá verei se as condições de vida e trabalho são interessantes ou não. Caso eu goste, continuarei se não, simplesmente arrumo outro trabalho, outro lugar para ficar e vou embora. È que é muito mais fácil você conseguir um trabalho estando lá do que aqui alem do mais tendo casa e comida eu posso agüentar a família (caso necessário) e depois de conhecer bem a cidade e me sentir auto o suficiente então me livro de um possível problema. Então se você pensar bem essa família será uma ponte para que eu vá para os EUA e faça meu intercambio, talvez de uma forma diferente??? Talvez, mas só pagando pra ver.
Quero fazer um intercambio é um sonho, só será para os EUA por estar tudo engatilhado, e percebi que não posso ficar me prendendo apenas na única opção de ser através da agencia, se é um sonho preciso expandir minhas opções. Sei de toda a segurança que a agencia nos dá e não quero dizer que ir sem ela será a mesma coisa, porém também não poso negar de que a experiência em si pode ser até melhor, tudo dependerá de mim. Mas há uma coisa que é verdade, a segurança que a agencia nos dá é um tanto quanto falsa, criamos uma segurança muito maior do que na realidade há. Em momento nenhum quero igualar as duas situações, mas não posso negar que todo mundo vai através da agencia achando que a família é toda boazinha, não vai te sacanear se necessário, é muito correta, entre outras ilusões. Quase todas as coisas que eu possa passar sem agencia alguém que for por uma também correrá o risco, a questão é que lá se alguma coisa der errada, vocês terão o suporte da agencia, e como ninguém conhece ninguém e nada acaba sendo uma ótima ajuda, apesar de que vejo por ai muitas agencias que iludem os intercambistas pela excelência do suporte que fornecerão, mas quando os Au Pairs precisavam, eles vêem que na realidade elas são bem menos competentes do que dizem ser. Mas ai vocês me dizem, bem, se der errado com uma família nós podemos pedir rematch e vai ficar tudo bem. E ai que esta outra falsa segurança dada pela agencia, pois você terá um tempo muito curto para encontrar uma família e aí sim você entrara numa real situação de desespero e aceitará a primeira família que aparecer, e ai você pode quebrar a cara, claro que pode aparecer uma melhor, mas na situação de Male Au pair acho muito difícil que em duas semanas eles achem outra família.
Já na minha situação se eu tiver problemas saio de lá, com um leque de opção muito mais abrangente, pois não necessariamente preciso encontrar outra família para morar, posso procurar outro emprego e até morar sozinho. Além de que não terei meu rabo preso a agência nenhuma, evitando assim quaisquer empecilhos.
O meu objetivo com tudo isso é fazer com que as pessoas parem de criar uma diferença tão grande entre ir com e sem agencia, muitos botam a agencia lá em cima como se fosse perfeito e as mesmas botam ir sem agencia lá em baixo como se fosse uma estupidez ou loucura. Agora quando alguém chega para você e diz que foi morar nos EUA sem conhecer nada ficou na casa de um amigo e começou a trabalhar ninguém vê problemas, por que seria agora?
Ainda não falei sobre o visto, é algo realmente importante, porque ninguém pode trabalhar com visto de turista, já o visto de Au Pair é exclusivo para agencia. Agora não me venha posar de bom moço dizendo que não trabalharia sem o Visto certo, você não é nenhum santo e não estará cometendo nenhum absurdo, mesmo porque indo como Au Pair não se pode trabalhar em outro lugar, mais muitas Au Pairs fazem isso sem se preocupar, alias Au Pair não pode fazer muitas coisas e todas fazem pelo menos uma, ai você me diz, mas mesmo assim é errado, ai eu te diria, mas o que é certo e errado? (ai começaríamos entrar em outro tema e a filosofar sobre se é realmente errado ou não.). Mas ta OK, ninguém quer fazer uma coisa ilegal (nem eu) que possa se dar mal. Por isso mesmo te digo quê há jeitos de trabalhar de uma forma legal, simples, pedindo Visto de trabalho, ele acaba sendo muito burocrático se pedido aqui no Brasil mas acho que acaba se tornando mais fácil (mas ainda assim será trabalhoso) se você tentar tira-lo estando lá, mas é uma opção, e é até uma das opções que venho estudando.
E vocês também podem estar se perguntando por que eu estou tão pessimista e falando apenas das coisas ruins que se pode acontecer, e digo que falo sobre isso porque quando se fala em ir com agencia ninguém fala nada de ruim, é como se fosse uma das sete maravilhas do mundo, mas quando o assunto é ir sem agencia ninguém pensa na parte boa, só fala das coisas ruins que pode acontecer.
Isso é até algo que muitos Au Pairs (não só eles) têm que começar a pensar, é claro que a maioria consegue ir com agencia, e não nego que se eu ficar mais um tempo esperando provavelmente acontecerá comigo, o problema é que algumas pessoas simplesmente desistem de ir só por que apareceu na frente uma pequena pedra, é como se só fosse possível ir através da agencia. E essas pessoas especificamente (mas não só elas, como todos) têm de entender é que para realizarmos nossos sonhos e/ou nossas vontades em muitos momentos de nossas vidas será necessário arriscar, será preciso sair da nossa “zona de conforto” e botar nossa cara a tapa, se você parar e analisar todas as pessoas de sucesso em muitos momentos de suas vidas arriscaram, e arriscaram muito, arriscar faz parte. Como aquele velho ditado diz “Quem não arrisca não petisca”. Claro que temos de ser cautelosos e não sair por ai arriscando tudo, mesmo porque há sempre àquelas situações onde vemos que com certeza tudo dará errado, é nessas horas onde a sabedoria das pessoas entra e as ajuda a decidir que caminho tomar. Já estou me aprofundando nesse tema e filosofando mais do que queria, por isso termino por aqui.

PS: Gostaria de enfatizar que ir sem agencia é somente uma idéia que me passa pela cabeça, e quero mostrar que não é tanta loucura ou idiotice como pensam, sigo ainda com agencia e quero muito ir através dela, estou dando continuidade com as duas opções, o que eu conseguir primeiro é o que será. Para o Plano A falta a família aparecer, já para o Plano B falta a família querer fechar negocio comigo além do Visto (o mais difícil de tudo).
PSS: Gostaria de enfatizar que não penso em usar a família só para ter como ir para os EUA, realmente torço para ficar por um ano e que ela seja maravilhosa, alias ela parece ser muito legal mesmo, mas há algumas coisas que não me tem agradado, então percebi que tenho de pensar na possibilidade de não gostar, por isso criei um Plano B, ou seria um Plano Bb?? Não sei....huahuahuaauh...

Espero não ter esquecido algo
Qualquer critica ou se alguém discordar em algum ponto adoraria que me falassem sem medo.
Caraio mais um Post gigante.... ahuahuahuahuahua.....

Bjao a todos.

domingo, 20 de março de 2011

Acontecimentos da semana

Segunda-feira fui atrás da atualização da minha documentação na agencia, na realidade ela já estava pronta, só precisava scannea-la, mas só pude fazê-lo depois de voltar do Carnaval pois acabei viajando inesperadamente. Pedi para a coordenadora me responder se estivesse tudo OK, mas ainda nenhuma resposta. Semana que vem eu ligo para saber.

Essa semana também consegui remarcar (pela terceira vez) meu Visto de Turista. Primeiro tinha marcado para tirá-lo no Rio de Janeiro em Maio, marquei pensando ser possível remarcar caso eu achasse uma data mais próxima. Depois achei uma data para dia 23 de Março só que em Brasília. Como eu acessava diariamente e não achei uma data tão boa facilmente, resolvi marcar, só que para minha surpresa era necessário pagar os 38 reais da senha do Visto de novo (não sabia desse detalhe, achava que caso eu quisesse remarcar era só cancelar o primeiro e depois marcar o outro, mas depois de cancelar o primeiro tive que pagar de qualquer jeito). Muito bem, paguei, faltavam somente 20 dias e esperei. Depois do Carnaval quando entrei na internet para preencher o DS-160 eu vi um horário livre em São Paulo para dia 30, aí pensei comigo mesmo, porra, eu vou re-remarcar para São Paulo!!! Mesmo tendo que pagar 38 reais, sai mais barato e ainda é mais fácil do que se eu tivesse que ir até Brasília.
Pois bem, agora está marcado e agora vai (pelo menos eu vou, se eu conseguirei o Visto ou não ai são outros quinhentos... ahuahuahua...).

Quanto ao meu Plano B, bem, eu tinha despachado a família com um e-mail dizendo que não fecharia com ela sob tais circunstâncias. Refleti muito sobre isso, principalmente com meu psicólogo (uhahuaahuauh), e uns dias depois percebi que não era uma má idéia aceita-la. Respondi dizendo que tinha pensado bastante sobre a proposta dela e como eu percebi que ela não mudaria sua opinião, então disse que concordava e aceitava (na realidade não concordo e nem aceito muito, mas vi seus lados positivos). Agora ela vai marcar para conversarmos, ela tinha marcado na sexta, mas eu esperei e ela não entrou, então com certeza marcará para essa semana. 

sábado, 12 de março de 2011

Voltando do Carnaval.

Essa semana eu fiquei completamente off do mundo. Viajei para uma ilha em Paraty, fiquei lá essa semana, foi tudo muito maravilhoso, e fiquei sem tecnologia durante esse tempo, por cauda disso não pude ler os posts e responder aos comentários. Voltei hoje, e essa semana voltarei a me sintonizar nesse mundo. Estou lendo os blogs, respondendo e-mails, em fim, aos poucos voltando a minha bela vida. Por em quanto sem novidades.

Então até semana que vem.

sábado, 5 de março de 2011

Tantas coisas na cabeça.


Putz, o post passado me fez atrasar em duas semanas os acontecimentos, mas valeu apena, acho que foi o post que mais me deixou feliz porque todo mundo adorou, fez muito sucesso e aumentou bastante a movimentação no Blog.

Tenho que agradecer a Carol e a Ana que fizeram propaganda dele.

Um dos visitantes que entrou no Blog escreveu no Google “não tenho família” e achou meu blog, uhahuahuauhauh, achei engraçado, num sei o que me deixa mais preocupado é o tipo de pessoa que entra no meu blog ou a forma como ele esta sendo achado no Google, huauhauhauhauh.

Percebi que muita gente entrou no meu Blog por causa das imagens que eu usei, então agora em todos posts colocarei pelo menos uma imagem, mesmo que seja nada a ver com a tema,uhauhauhahua.

Esse post tinha ficado máster mega grande, toda dia eu escrevia alguma coisa nova, porque essas semanas foram bem corridas, até que tive que resumir, ficou enorme e chato, além de que cada dia eu mudava o titulo, colocava ou apagava alguma coisa, só fui decidir o que postar hoje.

Bem, ai vai os acontecimentos dessas duas semanas, junto o infeliz desfecho daquela família.

Mês Passado:

Eu os adicionei no GAP mês passado e mandei um e-mail para eles dizendo que eu tinha gostado do profile deles e que tinha interesse em conversar. A mãe demorava dias para me responder, a primeira resposta dela foi que não estava interessada, mas depois de uma semana voltou e disse que queria conversar. Mandei minha documentação (a mesma da agencia) então ela quis marcar uma conversa de vídeo pelo Skype, marcamos para uma terça, mas eu não podia, tive que cuidar das crianças, então deixamos para quarta, me matei de estudar durante uns 4 dias, passava os dias inteirinhos estudando Inglês porque sabia que era pela Internet que resolveríamos tudo, então precisava estar com o inglês afiado.

Semana Passada:

Na quarta ela demorou a entrar, ela se atrasou uma hora e quando entrou disse, que queria marcar para quinta porque tinha que trabalhar. No dia seguinte fiquei o dia todo em casa esperando que entrasse, mas nem entrou, e muito menos me mandou um e-mail avisando. Na sexta me mandou um email pedindo desculpas, e queria saber como era para eu tirar o visto. Em fim, ela só fecha se for sem agencia. Fiquei puto, ela me deixou todo esperançoso, perdi uma semana inteirinha por causa dela, me matei de estudar (até que isso foi bom), mas desmarquei vários compromissos para atendê-la, sendo que ela nunca tinha a menor perspectiva em fechar com a agencia, pois é, na hora fiquei realmente muito puto, mas ao mesmo tempo triste porque é mais uma família que se vai e eu volto a estaca zero. Depois passei o final de semana pensativo, o que vou fazer agora??? Continuar esperando??? Ir sem agencia??? Arrumo trabalho ou não??? Voltou ou não para o curso de Inglês??? Esperei minha cabeça dar uma acalmada para poder pensar direitinho.



Essa Semana:

Quase descartei a família, mas pensei “Henrique você precisa arrumar um jeito logo de ir”, então decidi o seguinte, vou tentar ir sem agencia com essa família desde que ela me de os mesmos benefícios. Ela me respondeu dizendo que eu terei todos os benefícios dados pela agencia, menos o seguro saúde, e ainda terei que pagar minhas passagens de ida e volta, além de que só vou receber $100 por semana. É que como o trabalho que ela quer é só part-time, seria 20 a 30 horas por semana. Mas mesmo assim, na hora eu pensei “ Ta louca??? No Way!!!
Respondi dizendo que isso não me interessaria nenhum pouco, e tentei falar da forma mais educada que eu não aceitaria porque desse jeito ela esta querendo um escravo. Depois não me respondeu mais.
Mas ai as coisas mudaram, porque em um dos meus momentos de reflexão eu cheguei à seguinte conclusão. Fecho com a família e vou me preparando para ir (ela precisa de alguém para final de Abril) se até lá aparecer uma família pela agencia ok, volto ao meu Plano A, se não sigo com meu Plano B, e ainda se nenhum dos dois acontecer(se a mulher não quiser voltar atrás e me aceitar), então vou para o Plano C que é ir de alguma outra forma ( ainda não defini nenhuma outra, mas já tenho algumas coisas em mente). Comecei a botá-los em pratica, to atirando para todos os lados, o que acontecer, aconteceu.
Estou indo atrás da atualização da documentação da agencia, falta só scanear tudo e enviar, achei que eu fosse fazer essa semana, mas enrolei tanto que acho que só vou mandar depois do carnaval. Estou indo atrás do visto também, consegui marcar para dia 23 de Março (se vocês forem persistentes da para adiantar bem o visto), só que no consulado em Brasília. Já sei que uma aventura me espera, uhauauhauha.
Mandei um e-mail tentando fazer algum negocio com ela, mas ela não respondeu mais aos meus e-mails, mandei uma mensagem dia 1º e sem respostas, mandei um ontem, vi que ela já leu, então espero que ela me responda até hoje.
Todo mundo falou que sou louco em aceitar as condições dessa família, não só pela proposta em si, mas também por eu não ter nenhuma confiança na família.
Mas, problemas resolvidos. Quanto à segurança, realmente eu não tinha, mas semana passada resolvi jogar o nome da mãe no Google e por sorte descobri tudo sobre o Histórico profissional (isso porque a mãe tem conta em um site de relacionamentos profissionais, nome LinkDin, e lá ela escreveu todo seu currículo) além disso achei uma matéria que um programa de TV Alemão fez sobre a família dela no começo desse ano, e lá fala da nova vida que ela tem em New York (isso porque ela é alemã, ela saiu da Alemanha para morar em New York) Pude ver um monte de coisas sobre a vida dela. Percebi que ela esta começando agora a vida em New York, mas acho que ela tem dinheiro, ela além de ser Personal Stylist/ Shooper há somente um ano e nas horas vagas ela é Gerente de projetos de um banco Alemão nos EUA e representante Europeu do mesmo nos EUA, então acho que ganha bem, mas talvez não conseguiu se estabilizar.
Eu acho que aceitarei a proposta dela, pois pensei no seguinte: se eu não gostar, me sentir muito desvalorizado, um escravo mesmo, como eu não terei nenhum vinculo com ela então poderei sair no dia seguinte se eu quiser, ou se me oferecerem uma proposta melhor posso até trocar também. O que quero dizer é, eu vou e tento, tudo na vida tem 50% de chances de dar certo e 50% de dar errado, se der errado eu saio e sigo outro caminho, se der certo bacana, e continuo. É claro que preferiria em ir com agencia, mas eu cheguei a pensar que através dela, eu ficarei prezo através de um compromisso por um ano, e que talvez eu deva ir realmente sem ela por que nessa situação estarei mais livre, e talvez possa aproveitar às grandes oportunidades que me aparecer. 
São escolhas complicadas que estou pensando no momento, é preciso pensar bastante, e é o que estou fazendo. Então vamos ver como é que será daqui para frente.