segunda-feira, 4 de abril de 2011

Visto: Turista: Concedido


Bem, essa semana foi mega máster corrido para mim, fiquei completamente sem tempo de entrar na internet, quem dirá então escrever um post, ainda mais um post desse tamanho. Mas só tenho duas noticias para vocês, entretanto as melhores que eu podia receber.
Na Quarta eu fui ao consulado americano tirar meu visto de turista, e foi concedido. Vou contar todos os detalhes sobre o processo nesse post, então certeza de que será um post grande.
A outra noticia é que estou conversando com aquela família por Skype, mas vou fazer outro post especial sobre isso.

Obs.: O texto conta detalhadamente sobre o processo para tirar o Visto, quem quiser pular as partes que já conhece, eu até indico a fazerem isso para não ficar chato. Tantos detalhes são para quem entrar e precisar de tantas informações.

Bem o processo do Visto começa no momento que você deseja tirar o Visto (sério Henrique??). Suas opções são:

Visto de trabalho: é necessária uma documentação especifica fornecida pelo empregador nos EUA, esse formulário é muito burocrático e para obte-lo é necessário apresentar um contrato. Para ir como Au Pair a família não poderá te definir como Au Pair, eles terão que te definir com Personal Assitant ou sei lá o que quiserem. Na minha opinião tentar tirar esse visto para Au Pair não vale apena se for tirado aqui, é muito burocrático e o gasto que a família terá não compensa, é melhor a família contratar uma agencia logo.
Visto de Estudo: Para esse visto é necessário que você tenha pagado todo o curso, por que ai a escola lhe emite um documento especifico para estudantes. Para Au Pair até compensa se você tiver grana para pagar o curso e realmente for fazê-lo, por que para obte-lo pode se adiantar o agendamento, mas na hora da entrevista terá que comprovar que tem como se sustentar durante sua estadia lá, como você não pode trabalhar (esse visto não permite que o aluno trabalhe, a não ser que o curso que você ira fazer exija experiência em campo) então terá que comprovar de outro jeito.
Visto de Turista: Você só precisa comprovar que ira ficar um curto período (irá a turismo) nos EUA e depois retornará. O problema para ter o visto é que para agendar uma entrevista tem demorado meses (mas vou ensinar como adiantar), além de que ser concedido ou negado será pura sorte. O Visto também não permite que trabalhe nem curse alguma instituição acadêmica durante sua permanência nos EUA, além de que quando se for para os EUA provavelmente você terá que pedir para mudar o tempo de permanência nos EUA para poder ficar um ano ou mais.

Para Au Pair qualquer visto serve, mesmo não podendo trabalhar com dois deles, a chance de você ter problemas é muito pequeno, porque como é que a Imigração dirá que você esta trabalhando e não é só um visitante na casa??? Mesmo por denúncia, ou seja, lá o motivo a única forma de eles provarem que você esta trabalhando ilegalmente é se você ou a sua própria família se denunciarem (o que não faz o menor sentido certo??).
Bem outra opção é ir com um tipo de visto e depois estando lá você pede outro para que possa trabalhar e/ou estudar. Como eu já disse, estando lá é muito mais fácil deles te concederem outro visto.
Qualquer duvida sobre os tipos de Visto entre no site do consulado que lá eles explicam sobre cada tipo de visto.

Depois que eu decidi tirar o Visto de Turista tive que seguir os passos a seguir:

1- Agendamento da entrevista:
Pagar a taxa de 38 reais para que o consulado te libere uma senha para que você possa agendar. Não esqueça de que se agendar uma data e precisar mudar será necessário pagar a taxa de 38 reais novamente (como no meu caso que paguei 3 vezes).
É permitido agendar um horário para qualquer consulado do país (eu sou de SP, na primeira vez marquei no RJ e depois em Brasília, na terceira vez achei uma data boa em SP, aí marquei aqui mesmo). Para adiantar o agendamento para visto de trabalho e estudos o próprio consulado te da uma opção no site de adiantamento caso seja esse o visto que você for tirar. Se for o de turista, para que você consiga adiantá-lo será necessário entrar varias vezes ao dia, porque no decorrer dele varias pessoas desistem e cancelam seus horários. (Ex: Eu consegui marcar para tirar o visto em SP para apenas 15 dias depois. Eu entrei no dia 15 e achei um horário no dia 30, é só ser persistente e ter tempo para ficar atualizando a pagina de agendamento durante o dia).
Depois de agendada a entrevista o consulado emitirá uma pagina de Confirmação de Agendamento, se você não tiver impressora, no final da pagina a opção para enviar a confirmação por e-mail. Se você fechar a pagina de confirmação sem ter mandado por e-mail ou ter imprimido é só você entrar de novo na pagina de agendamento, e ir na pagina que mostra o nº da sua senha, nº do passaporte, seu nome e do lado estará escrito Agendado e a pagina permitira que você clique nele, é só clicar que você terá outra pagina de confirmação quantas vezes você quiser.
Não precisa se preocupar em imprimir com o código de barras, eu imprimi sem, mas é preciso levar o numero de confirmação para que eles possam confirmar seu agendamento. Depois é só imprimir a pagina e levá-la no dia, se tiver algum erro na documentação tem lan houses na frente do consulado para que você possa imprimir a documentação do jeito certo, o único problema é que eles metem a faca, não tenho certeza de quanto, mas vi uma mulher reclamar que cobraram dela uns 50 reais para ela imprimir não sei o que (absurdo não é??). Se ouvi direito a conversa dos outros foi isso.....huahuaahuaauhauhau......

2- Pagamento do Visto:

Isso é ridículo, só ir numa agencia do Citibank, dizer que veio pagar a taxa do visto, dizer qual visto você irá tirar, no meu caso eram 140 dólares, a maioria dos vistos são 140, tem um outro tipo que é 150 se não me engano. Ele irá converter em reais para você, o meu deu 238 reais, ele pedirá seu passaporte, depois de pago ele irá te emitir um comprovante. Aí é só levar no dia da entrevista Eu achava que era um comprovante tipo de lojas. Mas não, ele é assim:

3- DS-160:

O site do consulado te fornece o site para preencher o Ds-160. Aí vai como é que preenche o DS.

A. Getting Started:

Nessa parte você tem que escolher no Location a cidade para qual você ira enviar a documentação. Eu não tinha lido e fui pondo Brasília. Sabe quando agente entra no site e pede para você escolher o país ai tem “Brasil, Brasília”. Então achei que fosse igual a esses sites, mas aí no final, no momento de conferir eu vi que tinha errado e quase mandei a documentação para o lugar errado.
Depois de escolher para onde mandar o DS, você poderá fazer um teste na sua foto para saber se ela será aceita pelo sistema, se ela segue os padrões exigidos pelo consulado. Não é necessário colar a foto no começo, eu só fui por no final da documentação.
Você pode iniciar uma nova documentação, baixar uma já salva no seu PC, ou entrar em alguma que ainda não foi finalizada. Só colocar as informações e senhas e pronto, começará o preenchimento da documentação.
Você terá 20 minutos para responder o DS, se não terminar a tempo, sem problemas, é só colocar as informações e senhas de novo e pronto você continuará de onde parou, não se esquecer de salvar as paginas depois de preenchê-las, e só poderá salva-las depois de te-las preenchido completamente. Faça isso para que você possa continuar o preenchimento de onde parou. Não esqueça de que é necessário o preenchimento todo em inglês, então nada de acentos, caso você ponha algum símbolo, acento, ponto que não é permitido, a pagina te avisara quando você tentar salvar ou avançar de pagina.

B. Personal 1:

Dados pessoais. No ”Full Name in Native Alphabet” é só para os Chineses, Japoneses que tem seus nomes diferentes, com símbolos, desenhos ou acentos. Eu deixei em branco.

    Personal 2:

National Identification Number” é o seu RG. Nos outros dois campos eu coloquei “does not apply” pois acho que são só para quem tem alguma documentação americana.

C. Adress and Phone:

Não vejo nenhum possível problema.

D. Passport:

“does not apply” para Passport Book Number. Foi o que eu coloquei. Parece que para Brasileiros não há.

E. Travel, Travel Companions e Previous U.S Travel:

Não vejo nenhum possível problema.

F. U.S Contact:

Bem, eu tive uma certa duvida, mas depois vi que é mais simples do que eu tinha pensado. Como eu coloquei no DS que iria para conhecer a Disney então no “Contact Person” coloquei “Do not know”, já que coloquei que ia ficar em hotel. E na “Organization Name” eu coloquei “The Walt Disney Wolrd”. “Relationship to you” eu coloquei “Other”. No endereço eu coloquei somente o endereço de um dos parques da Disney, alem da cidade, estado, ZIP code e o telefone, tudo achado no Google. No endereço de e-mail eu coloquei “Does not apply”.

G. Family; Work, Education, Training; Security and Background:

Não vejo nenhum possível problema.

H. Photo:

Momento de por a foto de acordo com os padrões exigidos. Eu coloquei a mesma que a 5x7 que eu levei no dia, não tem problema, então pode ser igual ou diferente.

I.Review:

Revise tudo que foi escrito para evitar erros.

J. Sign:

Momento da assinatura. Depois de assinar virtualmente ele enviará a documentação para o consulado, então não poderá mais haver mudanças. Também te fornecerá a confirmação de envio, no qual é necessário imprimir e levá-lo, se não poder imprimir na mesma hora você poderá enviar para seu e-mail ou entrar depois e imprimir. Só que é necessário levá-lo com o código de Barras, diferentemente da confirmação de agendamento que pode ser sem.

4- Foto 5x7:

Quando fui tirar a foto, a mulher que tirou revelou uma 5x7 e me mandou a mesma foto só que 5x5 por e-mail, ai eu usei a mesma na documentação. Mas como já disse, acho que não tem problema se forem diferentes.


5-Até o dia da entrevista:

Depois de providenciar essas quatro documentações que são indispensáveis no dia da entrevista, começa o momento de preparar aquela documentação extra que é aconselhável caso o Cônsul peça alguma coisa. Para ter certeza do que levar, então liguei no consulado e a mulher me deu a  dica do que levar.
Acabei levando mais do que ela falou para ter certeza. Para comprovar vinculo com o país não levei nada, eu disse que faço cursinho pré-vestibular, mas não levei comprovante no dia da entrevista, o que foi um erro, pois eles poderiam ter pedido e ai talvez eu tivesse um problema. Quanto a falsificar documentação, caso alguém esteja pensando, não direi que não, pois conheço gente que falsificou e sem problemas, mas se eles correrem atrás para saber se é verdade ai você terá um sério problema, talvez ser preso, entre as melhores das hipóteses negarão seu visto , mas parece que ele marcam no seu pedido que foi negado por mentir. Em fim não aconselho por que tirar o Visto é uma surpresa, do mesmo jeito que tem gente que tem tudo para ir e não consegue e vice-versa, o cônsul pode desconfiar da sua documentação e verificar, em fim é pura sorte. Eu mesmo pensei em falsificar, por que quando vi que não tinha pego declaração do cursinho e não tinha mais tempo, quis falsificar, mas uma amiga que conhece muito bem sobre isso me disse:

“Henrique, não vou dizer que não, porque eu acho que no seu caso especificamente eles não vão verificar, mas também não vou dizer que sim, porque nunca se sabe, cada Cônsul é diferente, e se ele desconfiar no seu comportamento que você tenha falsificado e verificar aí você vai se dar mal. É melhor ter o visto negado por não ter levado uma documentação, porque ai na próxima é só você dizer que faltou a declaração e mostrar, do que falsificar, ser pego e ser negado por um certo período, além de marcarem no seu Visto ( ou sei lá onde marcam) que você falsificou documentação.”

Pensei bem e concordei, por isso fui sem comprovante de vinculo com o país. Já os comprovantes de que tinha como pagar a viagem eu coloquei numa pasta: contracheques, estratos bancários dos últimos três meses, declaração do imposto de renda, carteira de trabalho e comprovante de residência de quem pagará minha viagem (no caso minha mãe), informações dos Hotéis onde ficaria, como o endereço, a localização, os gastos com o Hotel durante minha estadia e uma carta do meu psicólogo. Imprimi tudo e levei.

6- Dia da Entrevista.

Marquei minha entrevista às 11 horas, cheguei lá no consulado às 10, e já de longe vi uma enorme fila para poder passar pelo portão do consulado. Peguei a fila e logo em seguida apareceu um cara berrando para que todo mundo ficasse em mãos com as duas confirmações ( agendamento e do Ds), a foto e o comprovante do Citibank. Quando fui passar pelo portão tinha uma moça do “Posso te Ajudar?” e uma guarda, a moça verificava se sua documentação tava certa, se sim você entrava, se não ela pedia para você providenciar o que faltava nas lojas que tem na frente (como eu disse parece ser muito caro ter que imprimir algum documento na hora), passando pela moça a guarda dava uma olhada superficial na sua bolsa. Aí você passava pelo portão e continuava na fila que leva para entrar no consulado mesmo, durante a espera na fila, vinha outros caras do “Posso te Ajudar?”. O primeiro veio grampear toda a documentação e pedir para escrever o CPF no Ds, a outra moça vinha confirmar seu agendamento, se você levar com código de barra ela vai passar o leitor, se levar sem, ela vai olhar o n º de confirmação e digitá-lo.
Nessa fila eu esperei de 30 minutos a 1 hora. Para entrar no consulado somente entravam duas pessoas por vez, quando me chamaram entrei na sala que tinha e lá tem aqueles aparelhos de raio-X dos aeroportos americanos, ai eles passaram minha mala pelo de bagagem e eu passei no outro. A merda foi que apitou, porque na minha mala tinha só um fone de ouvido e o pen-drive. Não pude entrar, tive que sair e deixar isso num dos milhares guarda volumes que tem na frente, deixei lá, alem desse dois, deixei também um vidro de perfume pq parece que também não pode entrar com esse tipo de liquido (foi o que a mulher que guardou minhas coisas disse), paguei só 5 reais para deixar as coisas. Voltei para a fila, mas tem que pega-la desde o começo, minha sorte é que ela tinha diminuído consideravelmente, então nessa segunda vez não demorou tanto. Passei de novo na maquina de raio-X, nada pitou, ai eles liberaram a passagem.
Entrando tem um grande pátio, segui o fluxo e fui pegar a senha, a fila da senha tava pequena, a mulher que me atendeu pediu à documentação que eu tava nas mãos desde que entrei na fila, o passaporte, e perguntou o tipo de visto, me deu a senha e disse para ir para a fila ao lado.
A fila ao lado era a da Pré-entrevista, que também foi super rápido, quando chegou minha vez o cara só pediu a documentação e o passaporte que ficaram com ele, e ele pediu para eu esperar chamar minha senha no painel vermelho para colherem as impressões digitais.
Então começou o inferno, pq tava lotado de gente no consulado, mas aí arrumei com muito esforço um lugar para sentar e fiquei parado, sem fazer anda, esperando minha senha ser chamada, o que demorou umas 2 horas. Tinham três tipos de senhas, as que começam com 1000, as de 2000 e as de 3000, acho que para trabalho, turista e estudante. A minha senha era a 2722, quando olhei no painel para ver que numero tava, ainda tava no 2500....huahuauhaa..... Apesar de ter vários guichês, nem todos funcionam, tem hora que só funcionava 2, e outra hora funcionava 6. Esperei muito, e finalmente quando estava no numero 2710 todos os guichês pararam de funcionar, uhauhahuauh, não sei o pq, ficou uma meia hora sem chamar nenhum numero, ai depois que voltaram a chamar eu fui logo o primeiro a ser atendido. Cheguei lá, a mulher super simpática (alias todo mundo lá foi super simpático e educado comigo) pediu para eu por no leito digital os 4 dedos da mão esquerda, os 4 da direita, depois os polegares, repetir de novo, e pronto, me liberou. Eu pensei “caralho, fique horas nessa fila só para chegar aqui e ficar 10 segundo??”. Pois é, foi só isso, ai ela me devolveu a documentação com o passaporte e disse para eu ir para a fila da entrevista, a fila da entrevista tava grandinha também, mas devo ter demorado metade do tempo que levei para tirar as impressões digitais. Chegando na fila tinha uma moça que me deu o pacote onde eles me enviariam o passaporte por sedex, eu tive só que preencher com endereço e nome. Esperei na fila, o bom é que essa fila tem lugar para sentar, é uma fila com bancos, minha sorte foi que comecei a conversar com a menina que tava na minha frente, o que tornou a espera menos chata.
Bem, na hora da entrevista de todos os Cônsules que tinha a menina do numero 16 era a que eu queria ir fazer a entrevista, não sei pq, mas é que gostei dela, ela parecia ser calma e bacana, na hora que me chamaram eu fui bem para o guichê 16, senti sorte e um bom começo. Antes da entrevista eu tava super nervoso, durante toda a espera no consulado eu consegui me acalmar, então na hora eu ela me chamou eu num tava tão nervoso, e em quanto conversamos consegui transparecer calma e dei respostas seguras e mais completas do que ela me pedia. Pois é, consegui ficar calmo (na medida do possível claro).

7- A entrevista foi assim:

Toda em português, pq para turista eles não precisavam falar inglês, diferente para quem pedi de trabalho ou estudo que exige algum conhecimento de inglês.
Não tinha nenhum sotaque americano.
Ela a maior parte do tempo ficou olhando para o computador e escrevendo alguma coisa, conforme eu respondia.
Não pediu nenhuma documentação.

Eu: Bom dia (cheguei sorrindo)
Ela: Bom dia, tudo bem? (sorriu também)

Eu: tudo ótimo e vc?
Ela: que bom, tudo bem também. Então vamos lá. Primeira vez que vc vai viajar para fora do país?
Eu: Sim

Ela: E vc vai sozinho?
Eu: Não, eu vou com mais 4 amigos.

Ela: E vc faz faculdade Henrique?
Eu: Não, faço cursinho pré vestibular no Anglo.

Ela: E o que vc pretende estudar
Eu: Engenharia Elétrica.

Ela: E vc prestou para alguma faculdade ano passado?
Eu: Sim

Ela: Quais vc prestou?
Eu: Unicamp, USP e USP- São Carlos.

Ela: Vc mora com seus pais?
Eu: Não, só com minha mãe, meus pais são separados

Ela: E o q eu sua mãe faz?
Eu: Ela é ........( nessa hora eu gaguejei, falei que minha mãe trabalhava em outro lugar, ai depois eu arrumei)

Ela: Mas sua mãe já trabalhou nesse outro lugar?
Eu: Não, é que meu irmão trabalha nesse lugar.

Ela: Que idade tem seu irmão?
Eu: O mais velho tem 22

Ela: Vc tem outro?
Eu: Não, só ele mesmo.

Ela: Vc pode me explicar onde vc mora?
Eu: (expliquei direitinho)

Ela: (escreveu, e escreveu e escreveu mais um pouco)
Eu: ( esperei, e esperei e esperei mais um pouco, morrendo de medo do que ela estava fazendo, será que conferindo o que eu disse? Paranóia completa.)

Ela: (levantou e saiu, fique lá nervoso, pensando o que será que aconteceu? Demorou um pouquinho, voltou, sentou, escreveu mais alguma coisa e depois disse)
Certinho, é só pagar o sedex no final da faixa e pronto.
Eu: ta bom, muito obrigado, tchau. (não esqueci do sorriso)
Ela: de nada, tchau. (sorriso também)

Saí, fui até o sedex, paguei os 20 reais que era necessário, a mulher me deu um papel que dizia que chegará até 6 dias úteis, e pronto, fui embora. No meio do caminho para casa fique pensando, mas será que passei mesmo??? Ela não me disse nada??? Ai eu lembrei que se eu num tivesse passado, ela teria me avisado, e acho que ela explica ou da um papel que explica o motivo, e não sei se devolve o passaporte, sei lá como é. Mas aí liguei para uma amiga que tinha me dado a dica para tirar o visto, então conhece bem, e disse que passei sim, pq se não, eles te falam mesmo na hora.
Agora é esperar chegar.
To conversando com a família quase que diariamente, mas isso é para o outro post.


Ps: quero reforçar que tirar o visto vai muito pela sorte, eu mesmo tinha tudo para ser negado, mas me deram, e já li relatos de gente que tinha tudo para ser concedido e negaram. É pura sorte mesmo.
Vi que tem vários erros, mas não to a fim de corrigir tudo, cansei de escrever esse post tão grande.
Qualquer duvida, estamos aí.

Bjão.

10 comentários:

  1. PARABENS!!!!!!!!!!!!!!! ^^
    Q dê tudo certo então! Agora é so comprar as passagens! \o

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeeeeee que legal guri!!! Agora qero saber como está o contato com a familia..Quando pretende ir?

    Bjoooo..
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Heheeee! Massa!
    Parabens rapaz, você acaba de passar por uma das piores partes...kkkk
    Fico nervoso só de ler, imagina quando eu for pra lá? kkk
    E a familia? Tudo resolvido já? Como estão as coisas?
    Faloow

    ResponderExcluir
  4. Aaah q bom q deu tudo certo! Parabééns pelo visto! E agora, quando vc vai?
    Conta logo do familia hahahah fiquei curiosa, vc fica fazendo mistério!
    Boa sorte daqui pra frente! Beijoos

    ResponderExcluir
  5. aeee, nem foi tao dificil sua entrevista neh? Qndo eu tirei pra turista a entrevista foi em ingles com um americano cheio de sotaque, mas minha mae e irma q ficaram respondendo!
    Q otimo! Agora to curiosa pra saber da familia!

    E eu reapareciiii!
    Cansaco total do fim de semana rs
    Tem fotinhas lah!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahahha nao me xingaram nao!!!
    Eu ja sabia pq fiz gastronomia neh! Smoothie eh o nome de uma bebida, q nem o nome vitamina!!
    Mas o real smoothie eh tipo rapsadinha qse, eh fruta, suco e gelo, mas tb tem com leite, mel, yogurt e muitas outras coisas q comecaram a inventar! Seria diferente da nossa chamada vitamina pq eh qse q um milkshake, precisa estar gelada e grossinha de gelo batido! Mas... pra elas vitamina jah eh smoothie hahahahah

    E q bom, o consulado deve ter mudado a politica sobre ter esntrevista ingles pra turistas rs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. nossa, adorei seu post, super explicado e mata a curiosidade de todo mund (assim como eu) que fica imaginando como é tudo desde a chegada.

    Boa sorte ai e parabens pelo teu visto

    Beijao

    ResponderExcluir
  8. CAMILA...tentei te responder no seu blog...mas vc num tem nenhum...se vc voltar a entrar e conseguir ler minha resposta legal....
    Eu realmente tentei ser o mais detalhista possível, pq eu também sempre tive essa mesma curiosidade... e tentei ser o mais completo possível pq é difícil achar um blog que seja tao completo... em fim fiz aquilo que procurava em todos os blogs e naum achei....

    bjus...

    ResponderExcluir
  9. Confesso que esse texto eu não li inteiro; até porque eu não entendo as siglas e os procedimentos muito bem, mas eu li o seu diálogo com a mulher \o UHASUAH deu uma enrolada bonita, hein? E aposto que não tirou o sorriso da cara! UHASUAH que bom que conseguiu tirar o visto :)

    Não tinha comentado sobre os riscos de ir ou não com a agência, até porque eu não sou ninguém pra dar opinião quanto a isso e também, você teve tempo o suficiente pra decidir o que era melhor pra você :) Não sei quando você viaja, mas boa sorte na sua aventura e mantenha o blog :D

    Agora, comentando o seu comentário, minha vida está um pouco desordenada. Acumulou muita coisa pra fazer ao mesmo tempo e eu tô um pouco perdida, me dividindo entre faculdade, faculdade e faculdade, inglês e amigos. E ainda pensando em colocar trabalho no meio porque a pressão aqui em casa tá começando a cair em cima de mim. Essa sou eu! Espero que o ritmo diminua um pouquinho (: você lê meu blog, sabe de mais ou menos tudo que acontece comigo. Tá bem informado! HAUSHAUH

    Então, o trabalho ao que eu me referi no último texto é sobre homeopatia em animais. Eu tinha ligado pra uma clinica especializada em homeopatia, foi nessa que a doutora nem me atendeu, pediu pra secretária dizer não na minha cara. Eu acho que a desconfiança atrapalha, mas a gente que precisa fica sem chão né? A minha sorte foi que eu consegui marcar com outra doutora, super gente boa, simpática e solícita :) Vamos gravar na segunda feira que vem. Eu vou ser a repórter HAHAHA quando tiver disponível na internet eu devo colocar o link no blog, aí você assiste (;

    Comentário enorme, eu sei. Falo muuito kkk

    ResponderExcluir
  10. Você ainda é mais breve que eu rs sua viagem tá em cimaaa já, caramba! Que nervoso! Boa sorte, again (: Se você tivesse falado antes sobre seu pai até poderia ter ajudado mesmo, mas agora já tá tudo organizadinho, por sorte. Obrigada mesmo assim por oferecer a ajuda :D Beeeijo.

    ResponderExcluir