quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Complementos

Aqui vai algumas coisas que eu acho não ter falado, então como o tema sugeri, serão complementos.

Sites: No meu blog há alguns sites que se podem entrar. Os dois mais interessantes e os únicos que vira e mexe eu entro são os: Viver nos EUA que dá fala sobre a cultura americana. O segundo é o: Manual de Au Pair, bom para todos que queiram ser Au Pair, fala tudo sobre o programa, dá dicas e ajuda bastante.

Blogs: No começo de todo o processo já acessei vários blogs de Au pairs ou sites que possam me dar dicas sobre intercâmbio (e faço isso até hoje), acho que já tenho uma boa noção do que me espera. Depois de entrar em tantos sites cheguei a uma conclusão de que não adita você ficar se preocupando como o que se le nos blogs, com os problemas que cada Au Pair ta passando e se prevenindo com o que vivenciará, pois cada pessoa terá uma experiência única, irão para diferentes estados, cidades, bairros, casas, famílias, crianças, cada pessoa é diferente entre si, no modo de pensar, agir, ser... em fim, há um monte de coisas que afeta na nossa experiência e por isso a faz ser única. Mas todos tem que entender é que cada um terá seus momentos perfeitos, momentos nem tão bons assim, e alguns até ruins.

Inglês: Quando resolvi fazer o programa me foi cobrado um certo nível de Inglês, eu deveria estar pelo menos no Intermediário, quando fiz o teste na agencia eles diagnosticaram o nível Intermediário Avançado. Eu faço curso de inglês há 4 anos e acho que sei bastante de Inglês, o programa não é para aprender Inglês desde o básico, as agencias cobram um nível médio de Inglês e as próprias famílias querem que você tenha um bom nível de Inglês para te contratar. Outra coisa importante que varias pessoas me aconselham é que quando eu estiver lá que eu estude para melhorar meu inglês em vez de achar que eu vou aprender no meu cotidiano, pois no curso eles te ensinarão o Inglês correto e te corrigirão, já vi muitas histórias de pessoas que foram e voltaram sem ter desenvolvido muito o Inglês ou que voltaram e falavam errado o Inglês, isso por não ter estudado, já me aconselharam também só fazer um curso de inglês depois de um mês de estadia, pois no começo tudo será novo e a dificuldade com a língua será maior do que realmente é, depois de um mês, se está mais acostumado, por isso se esta mais preparado para começar a estudar, acho que vou seguir essas dicas. O bom é que a família tem que pagar uma bolsa de estudo, apesar de que eu acho que não da para aproveitar muito essa bolsa, o valor não é assim tão alto (500U$) para durar por um ano, mas pelo menos já é alguma coisa.

Perguntas: Qualquer duvida é só perguntar.

Passaporte: Para tirar o passaporte eu achava que seria super complicado, que nada, foi fácil e rápido, marquei um horário na Policia federal do shopping para mesma semana, no dia levei os documentos necessários, e o comprovante de pagamento do Passaporte, cheguei lá e mostrei meus documentos, dei a assinatura que vai no Passaporte, tirei a foto e voltei para buscar alguns dias depois. Foi super rápido e fácil, hoje acho que está mais complicado, o problema esta sendo para marcar hora, a procura é grande por isso ta meio difícil.

Documentação: No Post “A Documentação” eu cheguei a comentar que era necessário providenciar uma grande papelada, eu até citei alguns, mas ai vai a lista completa da documentação:

- Contrato assinado em Português e Inglês.       
- Atestado de antecedentes criminais autenticado.                                                            
- Álbum de fotos impresso com fotos da família, amigos/lazer, e de você cuidando das crianças, num total as minhas deram 30 fotos.
- Ser aprovado no teste psicométrico. Tive que fazê-lo 3 vezes pois fui reprovado em 2.               
-Cópia autenticada das 4 primeiras paginas do passaporte, da conclusão escolar e da carteira de motorista.
- Carta escrita a mão e redigida no computador, a minha deu 3 paginas.
- Avaliação medica assinada pelo médico toda em Inglês.
- Pelo menos 1 referencia pessoal por escrito e assinada pelo mesmo, entreguei 3.
- Pelo menos 3 referencias profissionais por escrito, entreguei 4.
- Responder a documentação dada pela agencia onde se escreve todos dados pessoais, profissionais e psicológicos (descrevendo a personalidade). Acho que eram umas 4 folhas.
- 8 Fotos 5x5 e 2 Fotos 3x4.
- Passar por uma entrevista pessoal feita em Inglês

Um comentário: